Gripe ou Resfriado?

Gripe ou Resfriado?

Grande parte da população acredita que resfriado é o primeiro estágio da gripe. O que poucos sabem é que são duas doenças diferentes e não necessariamente uma pessoa adquire resfriado antes de ter gripe. A gripe realmente tem vários estágios. Como a maioria das doenças, ela se intensifica com o passar dos dias.

Muitos adquirem um resfriado e pensam que é gripe. “Na verdade, essas doenças são muito diferentes um da outra, as pessoas se confundem por falta de informação.

A ausência de conhecimento sobre as diferenças faz com que algumas pessoas não tomem a vacina porque acreditam estar gripadas e temem que sua saúde piore. Na realidade, ela apresentava sintomas do resfriado.

Além de serem causadas por vírus distintos (a gripe é causada pelo Influenza e o resfriado pelo Rhinovirus), os sintomas também não são os mesmos. Na gripe, em geral, as pessoas sentem muita dor no corpo, mal estar geral, febre alta, falta de apetite, dores musculares e queimação nos olhos.

Já no resfriado, os sintomas mais freqüentes são congestão nasal, coriza, espirros, dores na garganta e lacrimejamento. A duração também difere: normalmente o resfriado dura de 4 a 7 dias, enquanto a gripe persiste por até 2 semanas.

A prevenção dessas doenças é feita por meio da vacina, que pode ser adquirida nas farmácias ou durante as campanhas. Somente alérgicos a ovo e ao Timerosal e pessoas com problemas neurológicos não podem tomar a vacina. Outra forma de se prevenir é a adoção de alguns hábitos. Evite ficar em ambientes fechados e sem ventilação, beba bastante líquidos, use lenços de papel em vez de lenços de pano, diminua o stress, alimente-se bem, tome vitamina C, contida nas frutas cítricas, como: laranja, limão, morango e acerola.

Os idosos são as principais vítimas dessas duas doenças devido à queda de imunidade em decorrência da idade.

Geralmente a gripe aparece no inverno, época mais fria do ano, por isso a vacina deve ser tomada no outono, para dar tempo de surtir efeito.

O tratamento é feito à base de analgésicos e antitérmicos. O paciente deve tomar muito líquido, alimentar-se bem e repousar. Não adianta tomar antibiótico, a gripe é uma doença viral e esse tipo de medicamento só é indicado no tratamento de doenças causadas por bactérias.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =