Lei que garante mamografia a paranaenses é aprovada

Aprovado, em segunda discussão, o projeto de Lei do deputado Ney Leprevost que proporciona o exame radiológico da mama em todo o Paraná.

O deputado considera de grande importância a aprovação do projeto, que garante a mulheres de 35 anos ou mais o exame mamográfico: Quando diagnosticado no início, o câncer de mama tem chances bem maiores de ser curado. Somente o exame do toque não é o suficiente para identificar possíveis nódulos. Considero esta uma grande vitória dos paranaenses, avalia Leprevost.

Segundo a proposta de Ney, o Governo do Paraná deve assegurar o serviço por meio próprio ou conveniado a mulheres com 35 anos ou mais e também aos homens que necessitarem da análise. A mamografia está garantida também as mulheres que, independente da idade, tiverem o problema constatado o problema de saúde por um médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A lei de Leprevost assegura que o exame seja realizado dentro de um período de 30 dias após a solicitação médica, garantindo eficiência e rapidez no diagnóstico da doença. A fiscalização do serviço e manutenção dos aparelhos deve ficar a cargo das secretarias municipais de Saúde, o que deve garantir empenho e dedicação, já que os moradores são mais próximos aos órgãos municipais, explica Ney.  Ainda segundo o deputado, aproximadamente 19 mil mulheres morrem por ano de câncer de mama: Em 2006, recebemos a triste notícia de que aproximadamente 50 mil casos de câncer de mama avançado foram diagnosticados no Brasil, onerando os gastos com saúde. Nesse caso, mais do que nunca, prevenir é melhor do que remediar, destaca o deputado.

O projeto de lei será encaminhado em breve para a sanção do senhor governador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 11 =