Leprevost alerta para a necessidade de tratamento adequado da água

 Fonte de origem das primeiras formas de vida, a água é elemento fundamental para o planeta. A sobrevivência de todos os seres está intimamente ligada à ela, sendo apontada como a causa da evolução dos seres vivos.

 A falsa idéia de a substância é infinita, por termos 70% da superfície de nosso planeta coberto por água, acaba fazendo com que a sociedade venha desperdiçar esse precioso recurso.

 São diversas as formas de desprezo, dentre elas, o descaso com saneamento básico e adequação para consumo: alguns estudos não oficiais comprovam que a água administrada ao consumo da população paranaense, sob responsabilidade da Sanepar, não é própria para consumo.

 Na região denominada Alto Iguaçu, que detém as nascentes do Rio Iguaçu  – formado por 1119 rios tendo 70% de Curitiba e 50% da Região Metropolitana dependentes do abastecimento desses mananciais.

 O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, alerta que é preciso atentar para a falta de investimento no setor: Nos últimos anos não tivemos noticia de investimentos em tecnologia, pesquisa ou mesmo obras de melhoria e conservação no setor de água e esgoto no estado. Sabemos que na maioria das vezes, os dejetos são simplesmente lançados nos rios, a mesma água que vai chegar em nossas torneiras com um tratamento químico básico, expõe.

 Leprevost defende maior rigor e controle da qualidade da água: Vivemos em um mundo com recursos à beira da escassez, só quando nos dermos conta de que a água é um dos presentes mais precisos que recebemos, é que perceberemos o crime que cometemos quando desperdiçamos o recurso, disse. 

 O parlamentar falou ainda sobre a relação de uma água de qualidade e a saúde das pessoas: Doenças como cólera, febre tifóide, hepatite ou doenças diarréias, entre outras, podem ser evitadas com um medida simples e essencial, que o tratamento de esgoto. Precisamos nos conscientizar que água é vida, concluiu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =