Ney alerta para importância do exame da creatinina

Estima-se hoje que o Brasil tenha aproximadamente 2 milhões de doentes renais. No que se diz respeito ao rim, o grande problema são os sintomas silenciosos, que só alertam o paciente quando apresentam um quadro avançado. Além disso, a falta de informação sobre como se prevenir de enfermidades nefrológicas também representa um grave problema.

Aqui no Paraná, o deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, alerta para a necessidade de realização regular de exames simples, como a análise do nível de creatinina, que podem diagnosticar uma possível falha funcional do órgão. Quando fui vereador, institui 10 de março, o Dia do Rim; data que coincide com a comemoração mundial da causa. Mas a prevenção precisa ser praticada no dia a dia. A medição da creatinina no organismo pode ser feita com a mesma amostra de sangue retirada para exames de glicose e colesterol. São medidas simples, que garantem diagnóstico precoce e, se necessário tratamento, afirma.

O exame

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, dos dois milhões de doentes renais, 60% não sabem que têm o problema. E, freqüentemente, as complicações nos rins levam a perda do órgão e até a morte.

Responsáveis pela eliminação de toxinas e substâncias desnecessárias ao organismo, os rins são peças essenciais para o equilíbrio de sais minerais e líquidos em nosso corpo, além de participarem do controle da pressão arterial. Algumas medidas simples são capazes de detectar a doença renal. Basta medir a pressão arterial e pedir ao médico para fazer um exame de urina, com o objetivo de verificar a dosagem de creatinina no sangue. O exame pode mostrar a presença de proteína, cuja permanência continuada pode indicar uma lesão renal em fase inicial.

A análise de creatinina pode ser solicitada quando realizado o exame de sangue. O serviço é, inclusive, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =