NEY APÓIA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO RIM – “DOE RIM, SALVE UMA VIDA.”

O deputado Ney Leprevost (PSD), Líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, está apoiando a campanha de conscientização sobre as doenças renais e a mobilização em prol do aumento das doações de rins, promovida pela Fundação Pró-Renal em Curitiba.

No dia 08 de março de 2012 é comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim. No Brasil e no mundo serão realizadas diversas campanhas de mobilização para conscientizar e alertar a população sobre a importância da Doação de Órgãos e Prevenção da Doença Renal.

Nos dias 08 e 09 de março, das 9h às 17h, a Fundação Pró-Renal irá realizar uma grande Feira de Prevenção à Doença Renal em Curitiba, na Praça Rui Barbosa. Serão realizados exames preventivos (senhas limitadas): verificação de peso, altura, medição da circunferência abdominal, aferição de pressão arterial e exame parcial de urina. Os resultados dos exames serão entregues no mesmo dia com a sua devida orientação.

A Doença Renal não é rara 10% da população, ou seja, aproximadamente uma em cada dez pessoas, apresenta evidência de Doença Renal. Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos indivíduos só procuram ajuda num estágio mais avançado quando há perda total da função dos rins. Neste caso, o paciente é submetido à Terapia Renal Substitutiva ou seja, Hemodiálise ou Diálise Peritoneal, até ser encaminhado para o Transplante Renal.

Os grupos de risco relacionados a Doença Renal são: hipertensos, diabéticos, idosos e histórico familiar de doença renal ou cardiovascular.

O tema da campanha 2012 Doe Rim, Salve uma Vida, tem como objetivo educar e conscientizar a comunidade sobre a Doação de Órgãos – Transplante de Rim. Os potenciais doadores de Rim são: doador vivo relacionado, doador vivo não-relacionado e doador falecido. O Transplante de Rim está em 1º lugar comparado com o transplante de outros órgãos sólidos como: coração, fígado, pulmão, pâncreas e rim e pâncreas.

Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgaos (ABTO) de 2011 revelam que comparado com 2010, houve um aumento de 2,5% na taxa de notificação de potenciais doadores de rim, ou seja de 36,4 pmp (por milhão de população) para 37,3 pmp. No ano de 2011, foram realizados 4.940 transplantes de rim. O Estado do Paraná está em quarto lugar na lista de transplantes de rim realizados (386 transplantes).

Em continuidade ao programa anual de Prevenção, com o patrocínio oficial do Sesc Regional, a Fundação Pró-Renal realizará gratuitamente para a comunidade durante o ano de 2012, outras Feiras de Prevenção à Doença Renal.

Também serão realizadas campanhas educativas com foco na Prevenção à Doença Renal em parceria com instituições públicas e privadas com objetivo de mobilizar a comunidade de Curitiba e do Paraná.

A realização deste evento anual e demais ações só são possíveis graças a instituições como o Sesc Regional – PR que pratica a responsabilidade social para com a comunidade.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =