NEY DEFENDE PRÁTICA DE ESPORTES QUE PODEM AJUDAR NO CONTROLE DA POLUIÇÃO NA REPRESA DO RIO IRAÍ

O Deputado Ney Leprevost está pedido a liberação da represa do Rio Irai para prática de esportes não poluentes como remo, caiaque, windsurf e vela.
Ney que é Presidente da Comissão de Esportes, argumentou em oficio dirigido à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que a pratica destes esportes, não poluentes, favorece a oxigenação da água pelo deslocamento dos casos e lemes e ajudam a despoluição ou evitam a poluição. E aliados ao processo de aeração da água evitam a proliferação de algas, mantendo o lago saudável.
JÁ EXISTEM EXEMPLOS 
Segundo Ney Leprevost, a represa de Guapiranga em São Paulo adota este modelo com muito sucesso, há anos e outros exemplos podem ser encontrados em Belo Horizonte, Porto Alegre e no Distrito Federal. 
Ney lembra que o decreto Nº 2.934, de 10 de outubro de 2011 e a Lei 17.048/2012 – permite o uso múltiplo das águas de represas do Estado para as práticas esportivas sem prejuízo de sua destinação prioritária, que é o abastecimento público. Assim, pela legislação vigente, por exemplo, podem ser praticados na represa do Passaúna esportes como canoagem, maratona aquática, vela, natação, remo, iatismo, windsurf, kitesurf e stand-up paddle. Queremos que seja autorizada em novas represas, como é o caso da barragem do Rio Irai.
POTENCIAL
Inaugurada no início de agosto de 2000 a Barragem do rio Iraí, é tida como o maior reservatório de água do Paraná. Com capacidade para armazenar 52,5 bilhões de litros de água, a barragem é responsável pelo abastecimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), atendendo a 2 milhões de pessoas.
Localizada entre os municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, a Barragem do Iraí ocupa área de 14,6 quilômetros A obra fez parte de um complexo para ampliar em 30% a oferta de água na Região Metropolitana de Curitiba, permitindo uma folga no abastecimento nos próximos 10 anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + quinze =