Ney é o grande incentivador do Turismo Religioso no Paraná, afirma secretário executivo da CNBB

O turismo religioso no Paraná cresce a cada ano e com ele a necessidade de estrutura, investimento, divulgação e sustentabilidade. Só em festas religiosas no Estado são mais de 1 milhão de pessoas envolvidas.
Este setor está despertando o interesse de outros países em relação ao Brasil, como é o caso do Japão. A partir de 2011, o governo do Japão irá investir muito no turismo aqui no Brasil, afirma o representante da CNBB e do Instituto Hyogo, no Japão, Carlos Borja.
Sabendo da carência de desenvolvimento do turismo no Paraná e para chamar a atenção do poder público, da iniciativa privada e das religiões com relação a este setor como ferramenta para promover a sustentabilidade, o deputado Ney Leprevost realizou um workshop sobre Turismo Religioso Sustentável, nesta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa.
O evento contou com a participação do padre Carlos Alberto Chiquim que é vice-secretário executivo da CNBB Regional Sul 2, coordenador da Comissão Episcopal Latino América e Caribe coordenador da Pastoral do Turismo do Brasil e presidente da Associação Inter-Religiosa de Educação. Além de autoridades religiosas, também estiveram presentes a senadora Gleisi Hoffmann, o vereador João do Suco, o representante da CNBB e do Instituto Hyogo, no Japão, Carlos Borja, o presidente da Câmara de Turismo do Paraná e representando a Fecomércio Emerson Jabur, o presidente da Expresso Nordeste Teofilo Boiko, o presidente  do Conselho Mediúnico do Brasil Dorival Simões e o vice-presidente da Assintec Sylvio Fausto Gil Filho.
Esta iniciativa do deputado Ney Leprevost é muito importante para o setor do turismo. Ele está de parabéns, isto é o que as empresas deste setor necessitam. Como representante do governo do Japão, me coloco a disposição do Ney e acredito que possamos viabilizar outros projetos nesta área, ressaltou Carlos Borja.
Padre Carlos Chiquim falou sobre o significado de turismo religioso e da importância do desenvolvimento do setor no Paraná, já que são mais de 1 milhão de pessoas envolvidas. O deputado sempre se mostrou receptivo a esta causa e é um grande apoiador do turismo religioso no Paraná. É bom saber que temos uma pessoa como o Ney para levantar esta bandeira, disse padre Chiquim.
Outro tema abordado no evento foi a integração entre sustentabilidade e desenvolvimento do Turismo Religioso. O palestrante foi o assessor da Pastoral do Turismo do Brasil e coordenador da Rota da Fé, Ruben Orlando Moyano, que ressaltou a importância da integração entre economia, religiosidade e ambiente.
As festas religiosas no Paraná envolvem milhares de pessoas, por isso precisam de uma estruturação e integração por parte das comunidades locais, para captação de recursos e geração de emprego e renda, afirmou Ney.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + doze =