NEY FAZ SESSÃO NA ASSEMBLÉIA PARA CENTRO PARANAENSE FEMININO DE CULTURA

Nesta  sexta-feira (6) por proposição do deputado Ney Leprevost acontece sessão  solene na Assembléia Legislativa em comemoração aos 80 anos do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
De acordo  com Leprevost o Centro Paranaense Feminino de Cultura, que completa 80 anos de existência não se limitou  a lutar apenas  pelos direitos da mulher mas também  em difundir conhecimento  nos seus múltiplos campos, para a construção de um ser humano melhor. Numa época em que tantas barreiras inibiam as mulheres, o  grupo  que formou o centro abriu novos caminhos para a promoção da mulher.
A FUNDAÇÃO 
O Centro Paranaense Feminino de Cultura foi criado em 5 de dezembro de 1933, por três  jovens em  frente à Catedral Metropolitana de Curitiba, após a missa de domingo. Eram elas  Delohé Scalco, médica; Ilnah Secundino e Rosy Pinheiro Lima, advogadas  que   enfrentavam dificuldades para o exercício de suas profissões.
Impelidas por essas barreiras e inspiradas no livro Evolução do Feminismo da escritora portuguesa radicada em Curitiba, Mariana Coelho, decidiram naquela manhã fundar uma entidade cultural, onde houvesse espaço para reflexão sobre a condição feminina na sociedade brasileira. 
Assim fundaram o Centro Paranaense Feminino de Cultura, que agora  completa 80 anos de existência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =