NEY LEMBRA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR COMEMORADO NESTE 10 DE JULHO

O deputado Ney Leprevost líder da frente Estadual da Saúde e Cidadania, a propósito do Dia Mundial da Saúde Ocular comemorado neste 10 de Julho, lembrou que a saúde dos olhos merece atenção especial e cuidados preventivos freqüentes. Por isso, a data é  importante, quando  a comunidade médica procura alertar a população para a cegueira e outras condições que colocam a visão em risco.

Segundo Leprevost, é importante que crianças e adultos façam exames oftalmológicos periódicos, incluindo a avaliação da acuidade visual, motilidade ocular, medida da pressão ocular, avaliação do segmento anterior e do fundo de olho. Apenas isso já diminuiria em muito os casos de cegueira  e melhoraria a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que em todo o mundo, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de cegueira e 180 milhões de pessoas possuem alguma deficiência visual. Já no Brasil, aproximadamente 5,4 milhões de pessoas são cegas ou tem visão subnormal (ou seja, sofrem de perda visual severa). Além disso, para cada brasileiro cego existem 3,4 pessoas com baixa visão.

Ainda de acordo com a mesma fonte, estudos globais mostram também que mulheres de todas as idades correm mais riscos de se tornarem deficientes visuais do que homens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dois =