O deputado Ney Leprevost,líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania fez duras crítica ao Ministério da Saúde ao ocupar a tribuna da Assembléia nesta quarta-feira pelo fato de 149 municípios do Paraná ainda não terem recebido as doses da vacina A-H1N1.
Dos 399 municípios do Paraná, apenas 250 já tinham recebido nesta quarta-feira as doses para a campanha de vacinação contra a gripe.
Ao mesmo tempo Leprevost voltou a insistir pelo fornecimento gratuito da vacina contra a gripe Influenza A-H1N1 a todos os paranaenses, cujo pedido tem sido feito desde 2012 pelo próprio parlamentar.O deputado recordou que vem fazendo inúmeras ações junto ao Governo Federal pedindo fornecimento gratuito da vacina a todas as pessoas residentes no Paraná que assim desejarem, independente de integrarem ou não o grupo de risco. E nesta quarta-feira voltou a encaminhar, por meio de oficio, um novo pedido.
Enfatizou Leprevost que especificamente no caso do Paraná,a União desconsidera as peculiaridades climáticas de nossa região, cujo inverno é dos mais frios do país, o que favorece a disseminação da Gripe Influenza A – H1N1 entre os paranaenses mais do que nas outras regiões do Brasil.
E prossegue: Daí o erro de se fixar critério uniformes para todo país, em lugar de se ajustar a campanha às características climáticas de cada região.
Falando especificamente aos professores presentes na Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, Ney Leprevost disse que nosso apelo é que numa primeira etapa deveriam ser vacinadas todas as crianças em período escolar e professores também.Depois a vacinação seria estendida para todos.