Ney Leprevost é embaixador do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

Presidente da Comissão de Saúde alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença

 Segundo dados do INCA Instituto Nacional de Câncer, cerca de 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil são apontado por ano no Brasil. E, como em todos as ocorrências cancerígenas, quanto mais cedo diagnosticados, maiores as chances de cura.

 Com o intuito de divulgar a prevenção e orientar e dar mais informações sobre o câncer infanto-juvenil à população foi instituído no dia 23 de novembro o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil – DNCCI.

 Responsável pela campanha no Paraná, a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia APACN foi uma das principais responsáveis pela oficialização do evento, marcado com uma série de acontecimentos, como palestras, caminhadas e disposição de profissionais especializados para orientar e tirar dúvidas da população. Neste ano, a APACN conta com o apoio da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Ney Leprevost, que foi escolhido embaixador do Dia de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.

 Para Leprevost, o grande problema do câncer é a falta de diagnóstico precoce. No caso do câncer infanto-juvenil, os sintomas não são tão evidentes, o que dificulta constatação cedo, diminuindo as chances de cura. A campanha por mais informações sobre essa doença, iniciativa da APACN, é de grande importância para salvarmos essas vidas tão jovens, alerta.

 Ney foi escolhido pela APACN como embaixador da campanha paranaense. Para Vera Andretta, presidente da instituição, o patrono não poderia ser outro: O trabalho que Ney desempenha como deputado em prol da saúde, abraçando a causa das entidades, lutando pela saúde dos paraenses e trabalhando como presidente da Comissão de Saúde da Assembléia cumpre bem o papel que o embaixador do DNCCI precisa representar, diz.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL – A APACN promove uma série de ações alusivas ao DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL DNCCI, com missa, jantar dançante beneficente, encontro e palestras de famílias e pacientes de Anemia de Fancone, caminhada, solenidade e ciclo de palestras, do dia 18 à 23 de novembro.

 Nessa edição do DNCCI a APACN contará com um painel de aproximadamente 2 m, com a imagem de uma criança sem cabelos, onde as pessoas poderão registrar sua assinatura. Ao final da edição do DNCCI, essa imagem estará com cabelos, formados com as assinaturas, simbolizando a cura.
 
SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL: Câncer é um conjunto de doenças nas quais existe uma multiplicação anormal de células doentes. Quando as células continuam tendo uma aparência normal e ficam somente no lugar onde nasceram, dizemos que existe um tumor benigno. Quando as células têm aparência diferente do normal, multiplicam-se muito e têm a capacidade de produzir metástases, dizemos que existe um tumor maligno.

 Apesar de o câncer ser raro em crianças, ele é a causa de morte mais frequente nesta idade, só ficando depois de acidentes e de doenças infecciosas. O câncer não é uma doença contagiosa. Na maior parte dos casos, não se sabe por que uma criança desenvolveu um tumor. Sabemos que, em geral, as crianças não herdam o câncer dos pais e nem nascem com ele.

 Atualmente, os métodos utilizados no tratamento do câncer infantil garantem altos índices de cura, perto de 70%. Mas, para se chegar nesse patamar, é fundamental o diagnóstico precoce. Os pais ou responsáveis devem atentar para sintomas como perda de peso, manchas roxas, sangramentos pelo corpo sem machucado, vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio, caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga

Fonte: www.dncci.org.br (acesse e se informe dos sintomas)

SERVIÇO:
Programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil DNCCI

• Dia 18 Missa 15 horas Casa de Apoio APACN / Tarumã
• Dia 19 Jantar Dançante Beneficente – 20 horas – Clube Curitibano
• Dia 20 (8h30 às 20h) e 21 (8h às 22h) 1º Encontro Nacional de Pacientes e Famílias – Anemia de Fanconi Núcleo Interdisciplinar APACN / Centro

• Dia 22 Caminhada – 9 horas – Parque Barigüi

• Dia 23 Solenidade alusiva ao DNCCI proposta pelo Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa e Deputado Estadual Ney Leprevost  – 11 horas Assembléia Legislativa, na Sala das Comissões.
Ciclo de Palestras 14 horas Auditório do Ministério Público do Estado Paraná

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 15 =