notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost elabora projeto para garantir assistência aos portadores de doença pulmonar crônica

Compartilhe!

Falta de medicamentos para portadores de enfisema pulmonar sensibiliza Comissão de Saúde

A falta de medicamentos para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foi pauta da reunião da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Ney Leprevost, desta terça-feira, (4).
Leprevost recebeu, juntamente com os deputados Marcelo Rangel, Rosane Ferreira, Dr. Batista, Reni Pereira e Dobrandino da Silva, as diversas entidades de portadores de doenças crônicas que reivindicaram ao Governo do Estado os medicamentos necessários para o tratamento.   
A presidente da DPOC, Edinete Dall Stella, expôs a atual situação dos portadores de enfisema pulmonar que não conseguem os medicamentos gratuitos, pois a Secretaria Estadual de Saúde não os disponibiliza por falta de padronização e critérios para a sua viabilização.
Os medicamentos para tratar a DPCO, nos estágios mais avançados, ainda não estão disponíveis para todas as pessoas, não existe um critério definido no Paraná, e os remédios são muito caros. Isso tem que mudar, pois a saúde é um direito de todos, afirma a portadora de DPCO e vice-presidente da ADPCO, Célia Maria de Andrade Almeida.  
Segundo o médico pneumologista, Rodney Frare e Silva, outros estados, como São Paulo, já disponibilizam a medicação para toda a população. Ele mesmo já encaminhou solicitação à Secretaria Estadual de Saúde, pedindo o protocolo referente ao remédio Tiotrópio.
Já temos o protocolo padrão para os medicamentos que tratam a DPCO, mas não está contemplado o Tiotrópio, pois é de alto custo e necessita de um planejamento e estabelecimento de critérios para a distribuição correta do remédio, diz a farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Deise Pontarolli.
O presidente da Comissão de Saúde, Ney Leprevost, comprometeu-se a protocolar um projeto de lei criando o Programa Paranaense de Assistência aos Portadores de Doença Pulmonar obstrutiva Crônica. Este programa inclui a isenção de impostos aos portadores da doença, remédios gratuitos, fisioterapia pulmonar, oxigênioterapia, isenção de energia e de impostos, vacinas, cadeiras de rodas e espirometria.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados