NEY LEPREVOST LEMBRA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DESTACA A PREOCUPAÇÃO DO PARANÁ

Ao falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, o Deputado Estadual  Ney Leprevost  disse que temos que ter consciência que a preservação dos meios naturais é uma das condições para a manutenção da vida. E entre as preocupações  podemos  citar  a preservação de mananciais de água, diminuição da emissão de poluentes e preservação das matas nativas.

De acordo com  Ney  Leprevost, referindo-se  ao  Paraná, o Governo do Estado está investindo no fortalecimento de gestão de riscos de desastres naturais, que envolve equipamentos para  modernizar o sistema de monitoramento, prevenção e alerta.
Trata-se da  “Agenda Verde para o Paraná”  que prevê medidas estratégicas para a área ambiental no Estado e que serão realizadas durante todo o mês de junho de forma integrada.

Comemorado neste  5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mais  adiante  deputado Ney Leprevost  defendeu que  a questão da degradação ambiental provocada pelo homem  deve ser discutida nas escolas, pois   afinal as crianças  de hoje serão os futuros agentes de preservação ambiental de amanhã.

O deputado lembra que  educação ambiental no currículo escolar já vem sendo  discutida no Paraná pelo Governo  Estadual. Num primeiro momento as escolas deverão incluir no seu projeto pedagógico as diretrizes e normas da proposta, sem necessariamente criar disciplina específica para a educação ambiental. Desde cedo à criança precisa conhecer o meio ambiente e saber da importância da sua preservação, enfatiza o deputado. 

A Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná foi criada em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada em 1999, e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), articulada com o sistema de meio ambiente e educação em âmbito federal, estadual e municipal.

O Paraná tem 2.700 escolas na rede pública de ensino e outras 2 mil escolas particulares registradas na base do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep-PR), que abrange 211 municípios. A educação ambiental no ensino formal fará parte dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a educação superior, educação especial, educação profissional, educação de jovens e adultos e educação de comunidades tradicionais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 11 =