NEY PROPÕE PRONTO-SOCORRO VETERINÁRIO EM CIDADES PÓLO

O deputado Ney Leprevost apresentou amplo Projeto de Lei propondo a criação de pronto-socorro veterinário gratuito 24 horas nas cidades paranaenses com mais de 250 mil habitantes. O serviço seria gratuito e teria como finalidade a castração, vacinação e o socorro aos animais acidentados, doentes ou abandonados em logradouros públicos. O projeto também contempla serviços de atendimento e encaminhamento da população animal em risco, eliminando a prática predatória do extermínio em massa, além de propor a educação para a posse responsável de animais à população.

Segundo Ney, a superpopulação de cães e gatos abandonados representa um grave problema para a sociedade e é um fato que precisa ser administrado, não somente pelo cuidado e respeito aos animais como pelo aspecto da saúde. Os animais perambulam pelas vias públicas, grande número deles esfomeados e doentes, abandonados e/ou indesejados pelos seus proprietários irresponsáveis, e sofrem maus tratos e crueldade.

Pelo projeto de Ney, as zoonoses seriam tratadas, a população animal seria controlada e reduzida através da castração, e um amplo projeto de educação e conscientização da posse responsável aos proprietários e adotantes dos animais abandonados seria posto em prática.

Ghandi já disse: mostre-me como trata os seus animais e direi que tipo de governante és. O bem estar dos animais é também uma responsabilidade do estado, exorta Ney.

Na opinião de Ney, por gerar agressões por mordeduras, acidentes de trânsito, poluição fecal e sonora, além da transmissão de doenças como a raiva, a toxoplasmose e outras zoonoses, o controle dos animais é uma importante questão de saúde pública que poderá ser mapeada e sanada através do projeto.

As ONGs estão arcando sozinhas com um encargo que é de todos os cidadãos e do Estado: cuidar dos animais com responsabilidade. Está na hora de assumirmos nossas responsabilidade, resume Ney.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =