Ney reforça combate ao sedentarismo

Presidente da Comissão de Saúde da ALEP apóia V Caminhada do Coração

 
Todo último domingo de setembro se comemora o Dia Mundial do Coração. Instituído pela World Health Federation (WHF) em 2000, e apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização Mundial da Saúde (OMS) e United Nations (UN), a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelas doenças do coração.

Para marcar o dia em Curitiba, a Fundação Francisco Costantini realiza pelo quinto ano consecutivo a Caminhada do Coração que, este ano, conta com o apoio da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Ney Leprevost.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que o estresse e sedentarismo são fatores decisivos para pacientes que apresentam problemas de coração: uma dificuldade que hoje mata 300 mil pessoas ao ano no Brasil. Por isso, Ney acredita que ações de estímulo à atividade física merecem todo suporte do poder público, pois tratam da melhoria da qualidade de vida da população: A campanha em torno do Dia Mundial do Coração, bem como a Caminhada do Coração, vem aumentar a consciência sobre as ameaças que representam as doenças do coração, uma das principais causas de morte hoje no Brasil. Vemos pessoas cada vez mais jovens sofrendo de doenças cardiológicas por conta do sedentarismo e que poderiam ser facilmente evitadas. A iniciativa do Hospital Cardiológico Constantini, juntamente com a Prefeitura de Curitiba é aplaudida pela Comissão de Saúde, afirma Leprevost.

SOBRE O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO E A V CAMINHADA DO CORAÇÃO: Mais de cem países celebram a data com a realização de uma série de ações, na busca por um estilo de vida mais saudável, que envolvem caminhadas, sessões de exercícios, torneios esportivos, palestras, fóruns, shows, medição dos níveis de glicose e de pressão arterial.

Com o propósito da conscientização e o controle do sedentarismo, desde 2005 o Hospital Cardiologico Costantini, em parceria com a Fundação Costantini e a Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciou o programa da Caminhada do Coração.

Sempre no Dia Mundial do Coração, a Caminhada já contou com aproximadamente 10 mil pessoas. Agora em 2009, a fundação espera superar esse número.

A Caminhada do Coração acontece dia 27 de setembro e terá a concentração às 9 horas na Praça do Japão. No percurso de 4,5 quilômetros que vai da Praça do Japão até o Parque Barigüi, o público recebe informações sobre saúde do coração e a melhor forma de fazer atividade física. Além de descontraído, alegre e de promover a interatividade e a amizade entre os participantes, a caminhada também serve de alerta sobre a importância da prevenção, principalmente do sedentarismo, considerado um dos males do século pelos especialistas.

Dicas para saúde do coração e melhor qualidade de vida:
* A hidratação é fundamental antes e durante os exercícios físicos para repor os nutrientes.
* comer frutas cítricas (como laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais;
* priorizar carnes magras como aves  sem pele e peixes grelhados;
* comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais;
* limitar a ingestão de gorduras saturadas (contidas nas carnes, leite integral e derivados, como creme de leite, nata, sorvetes, queijos);
* Evitar alimentos ricos em gorduras trans encontradas em biscoitos recheados, salgadinhos, margarinas;
* Limitar açúcares
* limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
* evitar o churrasco com costela, cupim e carneiro, preferindo cortes mais magros, como alcatra.
* Beber pelo menos dois litros de água por dia
* reduzir o sal da alimentação
* parar de fumar
* praticar exercícios físicos

Tarefas rotineiras e exercícios físicos:
* Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada
* Preferir as escadas ao invés do elevador
* Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino
* Dispensar a escada rolante nos shoppings
* Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

Benefícios da prática de exercícios:
– Aumento da eficiência cardíaca e pulmonar;
– Melhora do colesterol;
– Diminuição da pressão sangüínea;
– Eficiente redução e manutenção do peso;
– Ossos mais fortes;
– Pele saudável;
– Aumento de desempenho;
– Melhora da auto-imagem;
– Redução da ansiedade.

Mais informações: (41) 3013 9281 ou no site www.hospitalcostantini.com.br

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