Perfil

  • Conheça a história do Ney

    Ney Leprevost tem 46 anos. É casado com Carina Zanier e pai do Pedro. É formado em Administração de Empresas. Tem MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela UNINTER.

    Começou a trabalhar com 13 anos de idade como repórter esportivo. Apresentou programas de rádio e TV. Foi articulista político e cultural de jornais.

    Aos 22 anos de idade, foi eleito o mais jovem vereador de Curitiba. Logo em seu primeiro mandato, idealizou a linha de ônibus Inter Hospitais, para beneficiar pacientes vindos de todo o Paraná.

    Foi presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR.

    Aos 25 anos assumiu a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, sendo o secretário de Estado mais jovem do Brasil. Em 2004, foi o vereador mais votado. É o autor da Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba.

    Em 2006 foi eleito Deputado Estadual, sendo autor de projetos importantes como a Lei da Ficha Limpa no Paraná e a Lei da Transparência. Foi presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná. É autor da Lei que garante a mamografia gratuita para todas as mulheres se prevenirem contra o câncer; da lei que institui o direito das gestantes e dos idosos a terem acompanhamento nos internamentos hospitalares e da lei do Teste do Coraçãozinho, que garante o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita. Fez também a Lei Anti-desmanches para combater a receptação de carros roubados.

    Em 2018, foi eleito Deputado Federal pelo Estado do Paraná. Logo em seguida, foi convidado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior para assumir a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Após um ano e cinco meses no comando da Sejuf, Ney Leprevost reassumiu seu mandato de deputado federal em Brasília, onde apresentou mais de 30 projetos importantes para o país, principalmente na área da saúde. Ajudou a concretizar o sonho da construção do Erastinho, o maior hospital oncopediátrico do sul do Brasil. Atualmente retornou a missão de Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná atendendo uma convocação do governador.