A primeira reunião da CPI da Saúde Psiquiátrica que seria realizada nesta terça-feira, 03/06, foi transferida para quarta-feira, dia 04/06, às 10h. A CPI é uma proposta do deputado Ney Leprevost – PSD e pretende investigar o caos em que se encontra a saúde mental.
Diversos tópicos serão debatidos e investigados, dentre eles: a falta de leitos, o fechamento de ambulatórios de saúde mental, as atividades dos profissionais de psiquiatria, a desassistência aos dependentes de crack, a falta de medicamentos para o tratamento, o fim da residência médica em hospitais e o abandono aos doentes mentais graves.
A 1ª Reunião pretende debater sobre a numerosa fila de espera para internamento na cidade de Curitiba e Região Metropolitana e a consequente falta de leitos. São mais de 5.000 pacientes aguardando por uma vaga. O depoente será o Dr. André Rotta Burkiewicz, presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria.
Compõem a CPI os deputados Ney Leprevost, Luiz Cláudio Romanelli, Stephanes Júnior, Osmar Bertoldi, Toninho Wandscheer, Felipe Lucas e Gilson de Souza. Os suplentes são: Waldir Pugliesi, Marla Tureck, Duílio Genari, Pedro Lupion, Luciana Rafagnin, Tercílio Turini e Pastor Edson Prazczyk