PL 41/2015 – Institui o Dia de Conscientização sobre Saúde do Prematuro

Foi sancionada pelo Governo do Paraná a Lei de autoria do deputado Ney Leprevost que trata da Conscientização sobre a Saúde do Prematuro. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 20 milhões de nascimentos prematuros ocorrem anualmente em todo mundo e um terço desses prematuros morrem antes de completar um ano de vida.

Segundo o deputado Ney Leprevost, líder da frente Estadual da Saúde e Cidadania, “é importante conscientizar as mães sobre a importância de prevenir partos prematuros e defender a adoção de tratamentos cada vez mais adequados para garantir a sobrevida dos bebês nascidos antes do tempo, isto porque, mesmo depois de adquirir o peso adequado o bebê ainda não está fora de perigo. Durante muito tempo sua sobrevivência ou desenvolvimento sadio irá depender de atenção especial”, disse.

De acordo com a Lei, a Secretaria Estadual da Saúde ficará encarregada de realizar campanhas educativas para divulgar o tema com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do parto prematuro. A data de 17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade, passará a integrar o Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Paraná.

PL_41_2015_Ney_Leprevost