VEREADORES DE SANTA MARIANA VISITAM LEPREVOST

O Deputado Ney Leprevost, recebeu visita de agradecimento  dos vereadores de  Santa Mariana,pela atenção destinada à região.O município está localizado na Região Norte do Estado. Estiveram presentes os vereadores Vagnerlei G. de Almeida (Vaguinho), so Distrito de Panema; Antonio Carlos Batista (Toninho Alencar), do Distrito Quinzópolis ; Admir Colombo (Pirão) e José Sevilha Garcia (Zé do Bico).O município de Santa Mariana, tem como sua atividade econômica principal a agricultura, sendo que  no início da colonização o café foi a principal cultura . Posteriormente devido a mecanização da lavoura outras culturas como a soja, ao trigo, o milho e o algodão passaram a compartilhar a produção agrícola do Município. Está distante  468 km de Curitiba e a  84 km de Londrina.
Um pouco de História
Em 1.934 formou-se um pequeno povoado em terras pertencentes ao Senhor Francisco Junqueira, o que  foi aos poucos desenvolvendo, com a presença de correntes constantes de forasteiros de diversas procedências, animados pela fertilidade da gleba. Assim já, em 1.938, precisamente a 20 de outubro, era baixado em Decreto-Lei Estadual nº 7.573, pelo qual foi criado o Distrito de Santa Mariana, com território desmembrado do Município de Bandeirantes. 
Em virtude da própria expansão econômica da comuna, com o desenvolvimento sobretudo da cultura do café, em pouco tempo Santa Mariana apresentou condições para emancipar-se política e administrativamente, tanto que o Distrito foi elevado a categoria de Município a 11 de outubro de 1.947, pela Lei Estadual nº 02. Santa Mariana teve um prefeito provisório, José Cândido Teixeira, que entregou o poder de cidadão eleito em pleito no dia 16 de novembro de 1.947. Segundo antigos moradores a denominação de Santa Mariana constitui uma homenagem da localidade a Senhora Mariana Junqueira, esposa do Doutor Francisco Junqueira, já falecido, primeiro proprietário das terras onde veio instalar-se o Município. 
Em 19 de dezembro de 1.962, foi criada a Comarca pela Lei nº 4.667 e em 15 de dezembro de 1.967, foi instalada a Comarca de Santa Mariana, bem como os Distritos Judiciários de Quinzópolis e Panema. Em 20 de janeiro de 1.961, pela Lei nº 245, foram criados os Distritos Administrativos Municipais de Quinzópolis e Panema. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =