“A área da saúde ainda não teve um cenário otimista”, afirma diretor da Santa Casa de Curitiba

Ney Leprevost promove debate sobre repasses do SUS a instituições filantrópicas

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP), presidida pelo deputado Ney Leprevost, promove, nesta quarta-feira (30), às 13h30, na Sala das Comissões da ALEP mais uma reunião; dentre os temas pautados, está o repasse do SUS para hospitais filantrópicos e santas casas no Paraná.

 Para Álvaro Luis Lopes Quintas, diretor geral da Aliança Saúde PUC-PR/ Santa Casa, o primeiro passo é assumir a existência do problema, iniciativa tomada por Leprevost: Agradecemos ao Ney por nos oferecer este espaço e propor uma discussão em torno do tema. A área da saúde ainda não teve um cenário otimista. As instituições filantrópicas, não só do Paraná, enfrentam uma situação muito séria. Para se ter idéia, em 15 anos, o Brasil apresentou um índice de inflação de 450%. Durante este período, as tabelas do Sistema único de Saúde foram reajustadas em 46%; estamos falando de um quadro desesperador, que trata essencialmente da qualidade e estrutura de atendimento aos mais carentes, detalha Quintas
 
 Para Ney, essa é uma questão de suma importância, que merece destaque nas três esferas: Há uma série de questões que englobam contratos anuais de gestores públicos, repasses do SUS e designação de verbas e aparelhos que precisam ser acertadas. Estima-se que a defasagem nas tabelas dos hospitais em relação ao SUS esteja em 50%; mesmo com incentivos, como doação de aparelhos, essa situação se torna insustentável em médio prazo, avalia o presidente da Comissão de Saúde da ALEP.

 Com essa primeira discussão, Leprevost espera fomentar uma maior inserção do tema na Casa e no Congresso Nacional: Precisamos que os parlamentares aprovem a regulamentação da Emenda 29 e outras medidas como forma de compensar esse déficit, explica.

SERVIÇO
Reunião da Comissão de Saúde da ALEP debate sobre repasse do SUS a instituições filantrópicas
Quarta-feira (30), às 13h30,
Sala das Comissões da ALEP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − seis =