“SETE DE SETEMBRO É DIA DE DECLARAR INDEPENDÊNCIA CONTRA A CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE”, AFIRMA NEY LEPREVOST

Além de ser o Dia da Independência do Brasil, o 7 de Setembro tem mais um importante significado no Estado do Paraná. A data também é o Dia Estadual Contra Corrupção e Impunidade, Lei criada e instituída no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, por proposição do deputado Ney Leprevost e que está completando três anos.  

O propósito da Lei foi  incentivar o movimento ocorrido no dia Sete de Setembro de 2011, quando os tradicionais desfiles das Forças Armadas em homenagem à Independência do Brasil tiveram como concorrentes, em várias cidades brasileiras, as Marchas Contra a Corrupção e Impunidade. Os manifestantes foram às ruas protestar contra a corrupção e a impunidade e queriam a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.

A instituição de um dia especial que, para alguns, parece inócua para Leprevost é emblemática e representa o verdadeiro desejo do povo brasileiro. O Brasil só será verdadeiramente independente quando se livrar da praga da corrupção. E foi justamente isto que o povo, espontaneamente, foi pedir nas ruas no dia Sete de Setembro de 2011, resume Ney.

FICHA LIMPA

Ney destaca que o Paraná foi o primeiro estado a adotar a Ficha Limpa, lei de sua autoria. A Lei da Ficha Limpa Paraná veda a ocupação de cargos públicos de provimento em comissão como secretários de estado e diretores de empresas estatais por pessoas que tenham sido condenadas por crimes contra a economia popular, a fé pública, o sistema financeiro, o meio ambiente e a saúde pública. Também ficam impedidos de ocupar cargos no Paraná os que tiverem sentença condenatória transitada em julgado por tortura, racismo, tráfico de entorpecentes, terrorismo, escravidão e formação de quadrilha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =