notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Comissão de Saúde da ALEP apresenta balanço de atividades de 2009

Compartilhe!

Considerada uma das pilastras das ações, discussões e deliberações sobre o tema saúde do Estado do Paraná, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa desempenha papel de destaque no setor.

 Cabe à comissão cobrar ações do governo, solicitar esclarecimento sobre funcionamento de estrutura e atendimento ao público, bem como representar a população e entidades ligadas à área.

 Na atual legislatura, o grupo é presidido pelo deputado Ney Leprevost, que já foi presidente da Associação dos Amigos do HC e apresenta um histórico de luta pela saúde dos paranaenses. Integram a comissão os deputados Dr. Batista, Rosane Ferreira, Teruo Kato, Caito Quintana, Stephanes Junior, Artagão Junior, Tadeu Veneri, Professor Lemos e Luiz Fernandes Litro.

 No ano de 2009, a Comissão de Saúde da ALEP teve papel de destaque dentro da Casa: sempre atuante, levou ao governo sérias reivindicações populares, bem como trouxe à população informações de interesse público.

 Para o deputado Ney Leprevost, o trabalho da comissão nunca acaba: Trabalhamos em prol da melhoria de qualidade de vida dos paranaenses, esta não é uma tarefa fácil: mesmo não atuando como médicos, as situações que procuramos solucionar são, muitas vezes, decisórias entre viver ou morrer. É uma luta contínua e que precisa da mobilização popular. Acabamos de receber a notícia de que foram aprovados no relatório do orçamento para 2010 35 milhões de reais em emendas coletivas para o setor. Esta vitória é de todos os paranaenses, avalia.

 Leprevost também ressaltou os números das atividades do grupo em 2009: Tivemos, durante o ano, 28 audiências públicas, 31 relatórios de projetos, realizamos uma pesquisa com 112 municípios paranaenses, lançamos duas grandes campanhas de mobilização popular uma contra a banalização do aborto e outra pela regulamentação da Emenda 29 e aumento dos valores pagos pelo SUS. E não para por aí: já temos em 2010 algumas pautas a serem discutidas, devemos retomar nossas atividades já em janeiro, conclui Ney.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES: Acompanhe as principais atividades da Comissão de Saúde da ALEP no ano de 2009:

– Realização do 1º Congresso Estadual da Comissão de Saúde: o evento reuniu representantes da grande maioria dos municípios paranaeses, entre secretários municipais de saúde, diretores e profissionais do setor.

– Pesquisa sobre a situação da saúde nos Municípios do Paraná: a comissão enviou uma pesquisa completa a todos municípios do estado para mapear as carências e pontos fracos do atendimento na saúde publica.

– Discussão sobre o Projeto de Lei dos mamógrafos: proposta do deputado Ney Leprevost, a lei garante o exame mamográfico a todas as paranaenses com 35 anos ou mais, bem como homens que tenham o câncer de mama diagnosticado. Vetado pelo governador, a comissão organizou uma moção popular em prol da promulgação do projeto na Assembleia.

– Parceria com empresas para arrecadação e doação de alimentos a entidades filantrópicas ligadas à saúde.

– Parceria com o Projeto Bom de Bola 2009: o maior projeto esportivo que envolve quatro mil meninos e meninas em um campeonato de futebol de campo foi relançado em uma audiência da comissão. A partir do evento, surgiram parceira de caça-talentosentre o projeto e o Clube Atlético Paranaense.

– Intermediação junto à SESA para a discussão da suplementação das diárias hospitalares para hospitais psiquiátricos: reivindicação antiga, a comissão conseguiu constituir um elo entre os diretores e gestores de hospitais psiquiátricos e o governo estadual, a discussão avançou e, em breve, os centros de atendimento deverão ter retorno oficial.

– Apresentação da Campanha Doe Sangue pelo seu Time com assinatura de parceria entre as torcidas, AAHC e Comissão de Saúde: a Comissão de Saúde conseguiu criar um cenário inédito em outubro na ALEP; as duas maiores torcidas organizadas de futebol do Paraná: Coritiba e Atlético reunidos. A causa era nobre: aumentar o banco de sangue do HC. Assim foi lançada a campanha Doe sangue pelo seu time, que visa mobilizar torcedores para doação de sangue.

– AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre os Projetos de Lei nº147/09, 243/08, 388/08 e 276/09, que visam coibir o fumo em locais fechados, públicos ou privados: a Comissão de Saúde enfrentou as polêmicas e realizou uma grande audiência pública sobre o projeto antifumo, trazendo representantes à favor e contra o projeto, pode discutir e ponderar todos os argumentos para prover a todos os deputados um parecer técnico e consistente para a votação.

– Visita Técnica ao Hospital Regional de Paranaguá para averiguação de denúncia: Ney Leprevost foi verificar a situação do Hospital de Paranaguá in loco, concluindo que faltava pessoal e equipamentos, enviou ofício à SESA pedindo providências urgentes.

– Palestra do Dr. MARCELO DE ARAÚJO COSENDEY, professor da Universidade Positivo e médico do HC da UFPR e mestre em Política, Planejamento e Administração de Saúde, que abordou o tema: PROMOÇÃO DA SAÚDE; UM DESAFIO A SER ENFRENTADO.

– Coleta de 100 mil assinaturas em apoio à regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e ao reajuste da tabela do SUS, para os médicos e prestadores de serviços de saúde.

– Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a elaboração de pareceres específicos, com os Conselhos Regionais da área da saúde. Assinatura com o Conselho Regional de Nutrição – CRN 8.
  
– Discussão sobre aumento dos repasses do SUS para os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas e auxílio do governo do estado através de convênios.
  
– Apresentação e discussão da indicação nº 306/2009, de autoria do Deputado Pedro Ivo, que propõe que se torne obrigatório no estado, a realização do exame de DNA para a detecção da mutação responsável pela incidência do tumor de córtex adrenal em crianças.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados