notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost faz projeto do “Teste da Mãezinha” para saúde das gestantes

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, protocolou projeto de lei propondo que o Estado do Paraná ofereça gratuitamente para as gestantes, nas unidades públicas de saúde, o exame laboratorial de sangue (CTN), conhecido como Teste da Mãezinha, para o diagnóstico precoce de hemoglobinopatias como a Doença Falciforme e a Talassemia Major.

De acordo com o texto, todas maternidades e casas hospitalares subvencionadas pelo Estado, ou conveniadas com o Paraná Previdência, deverão realizar de forma gratuita o exame do Teste da Mãezinha. Em caso positivo, a gestante será encaminhada para orientação e acompanhamento médico na rede pública de saúde.

Gestantes com falciforme apresentam maior risco de complicações que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê. Como por exemplos, crises de dor com maior frequência ou intensidade, surgimento de doenças do coração ou rins, risco de parto prematuro ou do bebê nascer com baixo peso.

Segundo o deputado Ney Leprevost “o objetivo do projeto é atender as mulheres com falciforme durante a gestação. Vale lembrar que o acompanhamento deve ser realizado pela equipe de saúde, sem interrupção. Por isso, a gestante deve ser avaliada frequentemente pelo médico obstetra durante o pré-natal, além do hematologista e outros profissionais de saúde”, disse.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados