Com voto favorável do deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 120/23, de autoria do deputado Matheus Vermelho, que institui a Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética, a ser realizada anualmente em 14 de novembro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 150 mil brasileiros são diagnosticados por ano, com retinopatia diabética. Segundo os especialistas, com exames adequados e tratamento, 80% de todos os casos de cegueira no País poderiam ser evitados.
A retinopatia diabética é causada pelo descontrole da glicemia – quantidade de açúcares no sangue – em pacientes com diabetes. A doença consiste em complicações microvasculares na retina, região do olho responsável pela formação das imagens, o que compromete a visão e pode levar à cegueira irreversível. A complicação é a principal causa de cegueira em adultos de 20 a 74 anos de idade.
A proposta aprovada na Assembleia Legislativa visa conscientizar a sociedade sobre os sintomas e riscos, além de difundir informações por meio de palestras, oficinas e seminários sobre a prevenção, diagnóstico, combate e tratamento adequado da doença.
O projeto recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa.
(Via assessoria de imprensa)