notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost pede ao Prefeito de Curitiba que despache uma missão urgente para Brasília com objetivo de articular mudanças na reforma tributária para evitar queda na arrecadação do município e prejuízos ao bolso dos curitibanos

Compartilhe!

Preocupado com a tramitação da reforma tributária em Brasília, que irá reduzir a arrecadação dos grandes municípios, concentrando recursos tributários para União, o deputado Ney Leprevost está alertando a Prefeitura Municipal de Curitiba para necessidade urgente de uma articulação técnica e política em Brasília para evitar prejuízos para a capital, o que fatalmente deverá desencadear aumento de tributos cobrados do contribuinte.

“O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, está trabalhando noite e dia nesta pauta. Entendo que o prefeito Greca tem agenda cheia e acabou de voltar de duas viagens exaustivas ao exterior. Mas ele tem vice pra estas emergências. Precisa despachar o Pimentel urgente pra Brasília com os técnicos da área de Finanças da prefeitura, se instalar lá e articular com os líderes partidários da Câmara Federal. Se o vice não sabe como fazer, pode me chamar que eu ensino com o maior prazer. Tem que lutar. Deixar a arrecadação cair por inércia política é que não pode. Isto vai estourar no bolso do contribuinte lá na frente”, enfatiza Ney.

A medida que será votada prevê a unificação de todos os impostos sobre o consumo na forma de um único tributo, com parte das alíquotas geridas pela União e outra parte pelos estados e municípios, adotando o modelo conhecido como Imposto sobre Valores Agregados (IVA) Dual.

No entanto, Estados e municípios têm em comum duas preocupações: não perder recursos nem autonomia de arrecadação com as novas regras.

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), por exemplo, tem intensificado mobilizações em Brasília. De modo geral, eles afirmam que eventuais perdas de arrecadação dos municípios terão que ser compensadas com o aumento de outros tributos, como o IPTU.

O setor de serviços é a principal fonte de recursos tributários dos municípios por conta do ISS. Já na reforma em análise na Câmara, esse imposto seria um dos tributos substituídos pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços.

“É necessário que a Prefeitura Municipal de Curitiba se una aos outros grandes municípios e mande um representante credenciado a falar por ela até Brasília para tentar articular uma mudança no texto da reforma”, pede Ney.

Ney Leprevost atualmente exerce o mandato de deputado estadual, mas foi deputado federal até o ano passado, por isto, colocou-se a disposição, caso necessário, para colaborar nos esforços municipais e ajudar a abrir as portas com as lideranças partidárias nacionais e também com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com quem tem bom trânsito.

“O desafio para todos municípios brasileiros é manter sua capacidade de investimento e prestação de serviços públicos sem perder arrecadação e sem aumentar impostos”, disse Leprevost.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados