notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost trabalha para aprovar Código da Pessoa Autista no Paraná

Compartilhe!

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 710/23 que cria o Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, com diversos avanços em direitos que abrangem áreas como Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Mercado de Trabalho e combate ao preconceito. Um dos autores, é o deputado Ney Leprevost.

Na proposta, 133 artigos sobre direitos, diretrizes e implementação de políticas públicas, resultantes da unificação de 11 leis estaduais e 43 projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de autoria de diversos deputados.

Todos os direitos previstos no texto serão concedidos a autistas comprovados, mediante a apresentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, implantada na gestão de Ney Leprevost como secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, durante o primeiro governo Ratinho Junior, que também será oficialmente instituída a partir do Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O Transtorno do Espectro Autista é uma característica no desenvolvimento do cérebro, que afeta a comunicação, interação social e comportamento. As causas de sua origem não são claras como em outros distúrbios de desenvolvimento. As pessoas com TEA podem ser afetadas com diferentes intensidades.

Como contribuição à construção do Código do Autismo do Paraná, Ney Leprevost conta com quatro projetos inseridos na proposta e outros três que serão apresentados através de emendas.

Um deles é o projeto de lei apresentado por Leprevost que assegura o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ingressar e permanecer com o cão de apoio em todos os meios de transporte e estabelecimentos públicos do Paraná.

Outro projeto propõe reduzir a duração da jornada de trabalho, sem redução de vencimentos, dos servidores públicos que sejam pais ou detenham a guarda legal de crianças com Transtornos do Espectro Autista, em até duas horas diárias, a fim de acompanhá-los em consultas médicas e terapias multidisciplinares.

Ney Leprevost também propôs a proibição da aplicação de multa por perturbação sonora a estabelecimentos cuja finalidade seja atendimento de pessoas com deficiência intelectual ou com transtorno do espectro autista, quando a origem desta se dê em razão dos sons ou ruídos de fala resultantes da forma de comunicação e expressão dos mesmos.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados