Foi aprovado neste terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 451/23, de autoria dos deputados Ney Leprevost e Mabel Canto que cria o programa “Novembrinho Azul” de prevenção e cuidados com a saúde de meninos adolescentes. Para a saúde das meninas já existe o “Outubrinho Rosa”.
Durante o “Novembrinho Azul” acontecerá a promoção de campanhas de conscientização e consultas com pediatras, urologistas, cirurgiões pediátricos e especialistas nos cuidados da saúde de meninos de até 16 anos.
De acordo com o texto do projeto, durante o “Novembrinho Azul” serão realizadas ações para promover o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele, bem como para conscientizar e incentivar a aplicação da vacina de HPV, nos casos recomendados pela medicina.
Todas essas doenças têm consequências importantes, caso não sejam cuidadas precocemente.
O “Novembrinho Azul” foi elaborado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
Projeto de lei semelhante, proposto pelo médico e deputado federal Dr. Zacharias Calil, foi aprovado na Câmara Federal e no Senado.
Segundo o deputado Ney Leprevost, diferente do que acontece com as meninas, que são acompanhadas por ginecologista desde cedo, os meninos quando se tornam pré adolescentes não iniciam um acompanhamento médico.
“Nosso objetivo é prevenir doenças, bem como conscientizar os pais e toda sociedade sobre a saúde dos adolescentes. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são dois fatores determinantes para a cura de diversas doenças”, afirma Leprevost.
(Via assessoria de imprensa)