Com o objetivo de fomentar a conscientização e o diálogo sobre a saúde de crianças nascidas prematuras, nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, o deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina realiza uma mesa redonda sobre o “Cenário da Prematuridade no Paraná e principais desafios no cuidado à saúde dos prematuros”. O encontro será aberto ao público.
A prematuridade é a principal causa de morte de crianças até cinco anos e está associada a maior incidência posterior de doenças como diabetes e cardiovasculares. No Paraná, por lei de autoria do deputado Ney Leprevost, o dia 17 de novembro foi instituído como o Dia de Conscientização sobre a Saúde do Prematuro.
O evento vai reunir palestrantes altamente envolvidos na causa, trazendo as mais recentes descobertas e os novos estudos na área.
Entre os participantes estarão a Dra. Gislayne Souza Nieto, coordenadora do Paraná Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPP); Dra. Cristina Terumy Okamoto, presidente do departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria; Dra. Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante da Silva, pediatra naonatologista, doutoura em saúde da criança e do adolescente e professora associada de departamento de pediatria de Universidade Federal do Paraná; Dr. Carlos Frederico Oldenburg Neto, instrutor do curso de reanimação neonatal e membro do departamento de neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria e chefe da UTI do Hospital do Trabalhador; Sra. Denise Suguitani, diretora da ONG Prematuridade.com; Sra. Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA; Sra. Patricia Batista, mãe de prematuro e a Sra. Ágata Bertoli, mãe de prematuro.
Serviço:
Mesa redonda sobre “Cenário da Prematuridade no Paraná e principais desafios no cuidado à saúde dos prematuros”
Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Horário: das 14 horas
Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Curitiba
Informações: pelo telefone (41) 3350-4273.
(Via assessoria de imprensa)