Dia da Bandeira comemorado com redações sobre presença das forças de paz do Brasil no Haiti

A sessão histórica, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quinta-feira, 18, marcou o Dia da Bandeira (19 de novembro) e os 121 anos da Proclamação da República. Na ocasião, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, foram premiados os ganhadores do concurso de redação, cujo tema escolhido foi a conexão entre os versos do Hino Nacional e o trabalho das forças de paz do Exército brasileiro no Haiti, além da tragédia causada pelo terremoto que devastou o país, onde a presidente da Pastoral da Criança Dra. Zilda Arns e representantes do Exército brasileiro perderam a vida. O concurso foi realizado nas redes estaduais de ensino e no Colégio Militar de Curitiba.

O deputado Ney Leprevost, que presidiu a sessão solene, falou sobre os fatos que antecederam a proclamação da República e a participação do Paraná naqueles episódios inclusive sobre a resistência do reduto da Lapa ao avanço das tropas da Revolução Federalista, fato histórico que contribuiu para a consolidação do novo regime republicano, após a vigência da monarquia desde a independência.
Nesta tarde de civismo, onde estamos tendo lições sobre a nossa história  e contando com a presença de pessoas que estão aqui hoje porque acreditam no Brasil, quero enaltecer o papel fundamental das Forças Armadas, representadas pelo comando da 5ª Região Militar e do Instituto Histórico e Geográfico, afirmou Ney.

 O evento teve a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná Professor Ernani Costa Straube, do representante do comandante da 5ª região militar e 5ª divisão do Exército Cel. Edison Rosa, comandantes das representações das Unidades do Exército Brasileiro, alunos dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva e estudantes de diversas escolas estaduais e municipais.
As alunas do Colégio Militar, em uniformes típicos, fizeram apresentação das várias bandeiras que vigoraram no Brasil desde o descobrimento até os dias atuais. 

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