Dr. Pinotti apóia projeto que garante mamografia gratuita para paranaenses

Em abril, o projeto que prevê exame radiológico da mama no serviço de saúde público para todas as paranaenses com mais de 35 anos, proposto pelo deputado Ney Leprevost, foi aprovado. Agora, a lei aguarda apenas a sanção do governador Roberto Requião.
E, nessa luta pela garantia do diagnóstico precoce do câncer de mama, Ney ganhou mais um aliado: o renomado médico especialista em oncologia ginecológica, Dr. José Aristodemo Pinotti enviou uma mensagem ao deputado paranaense apoiando seu projeto e estimulando sua aprovação. Segundo Dr. Pinotti, a mamografia é um exame a que tem direito todas as mulheres. O projeto de Ney Leprevost é excelente, porém, é preciso fazer com que as leis sejam cumpridas, alertou Dr. Pinotti.
Na proposta a favor da saúde das paranaenses, Leprevost solicita que o Estado garanta o exame de mamografia gratuito para mulheres com idade superior ou igual a 35 anos. O projeto de lei estabelece ainda que homens, que por orientação médica necessitarem do exame, tenham o mesmo garantido pelo Poder Público. Para a aquisição dos aparelhos radiológicos, os municípios poderão firmar convênios com o Governo ou estabelecimentos privados. A fiscalização dos serviços conveniados ficará a cargo da Secretaria da Saúde.
Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Ney explica que apenas o chamado exame do toque não é o bastante para a identificação da doença. É do conhecimento de todos que, quanto mais cedo identificado o câncer, maior a possibilidade de cura. Se podemos impedir o crescimento das estatísticas de vítimas da doença, não há por que não fazê-lo, afirma o deputado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 5 =