Hepatite

Visão geral

O que é hepatite?
Hepatite é uma doença que causa a inflamação do fígado. A fonte mais comum é a infecção viral e muitas viroses diferentes são responsáveis. As três formas mais comuns são as hepatites A, B e C.

Tipos de hepatites

Hepatite A
é normalmente transmitida por alimentos ou água contaminados, especialmente onde o saneamento básico é pobre. A doença é mais infecciosa durante a fase de incubação e pode ser transmitida de uma pessoa contaminada para outra. A doença pode variar quanto à gravidade e é geralmente branda na infância, podendo ser mais séria se contraída depois dos 40 anos de idade. A maioria das pessoas mais velhas que são infectadas desenvolve sinais e sintomas, podendo se sentir mal por vários meses. Sintomas parecidos com os da gripe e icterícia são comuns na infecção em adultos. A hepatite A pode ser evitada com a vacinação.

Hepatite B
é uma infecção potencialmente séria transmitida por sangue infectado e fluidos corporais, comumente através de agulhas hipodérmicas ou transfusões de sangue contaminado. Também pode ser transmitida sexualmente e passada ao feto pela mãe infectada. A hepatite B pode levar meses para incubar e é comum entre usuários de drogas intravenosas. A infecção na infância pode passar desapercebida e leva, provavelmente, a um estado hospedeiro e à infecção crônica. Cerca de 10% dos adultos infectados desenvolvem um estado hospedeiro e esses indivíduos podem transmitir o vírus a outros, o que pode levar ao dano crônico no fígado, cirrose e até mesmo ao câncer no fígado. A hepatite B pode ser evitada com a vacinação.

Hepatite C
é transmitida da mesma forma que a hepatite B. Também pode levar à infecção crnica e dano no fígado. Não existe vacina contra hepatite C.
Apesar de muitas infecções pelos vírus A ou B causarem sintomas brandos, que podem até passar desapercebidos, neste caso a infecção pode ser grave e levar à falência do fígado. Cerca de 20% das pessoas que contraem hepatite C se recuperam em seis meses e se livram do vírus. No entanto, ele pode continuar no corpo por um longo tempo antes de produzir a doença.

Quais são os sintomas?
Quando o fígado se torna suficientemente inflamado e lesado, o paciente irá apresentar icterícia, onde a pele e o branco dos olhos desenvolvem uma cor amarelada. Outros sintomas incluem geralmente a sensaão de desconforto, febre, desconforto abdominal e vômito. A icterícia costuma a desaparecer em algumas semanas, mas em casos graves os pacientes podem desenvolver cirrose, onde o fígado lentamente perda sua eficiência.

A prevenção da hepatite
A melhor forma de evitar as hepatites A e B é com a vacinação. Uma boa higiene pessoal e o cuidado com alimentos e bebidas quando viajando para áreas de risco também ajudam a evitar a infecção por hepatite A. As vacinas contra hepatites A e B são muito eficazes.Viajar para áreas do mundo onde a hepatite B é comum também pode representar um risco. Qualquer pessoa que possa se colocar em risco em tais áreas deve considerar a vacinação contra hepatite B.

Aqueles em grupos de alto risco e aqueles em risco ocupacional pela exposição ao sangue e a fluidos de sangue tais como profissionais de saúde, também devem receber a proteção eficaz em longo prazo contra a hepatite B que é oferecida pela vacina.

Tratamento

Diagnosticando a hepatite
O diagnóstico é usualmente simples para todas as formas de hepatite, com exames de sangue quase sempre capazes de identificar qual forma da doença está presente. Em casos sérios, uma biópsia do fígado pode ser feita e pode confirmar também esses resultados.

Tratando a hepatite
A hepatite é geralmente tratada com “cuidado de apoio”. Se a pessoa infectada se sentir extremamente mal alguns medicamentos podem ser usados. O descanso é aceito como um tratamento eficaz para icterícia. Em infecções graves ou após doença crônica, o fígado pode ficar seriamente lesado e um transplante pode ser necessário. Medicamentos estão disponíveis hoje para tratar a hepatite crônica onde se observa que o fígado está sendo lesionado pelo vírus.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 7 =