LEPREVOST DESTACA IMPORTÂNCIA DO “MÃE PARANAENSE”

LEPREVOST DESTACA IMPORTÂNCIA DO MÃE PARANAENSE

Os  399 municípios paranaenses  aderiram à Rede Mãe Paranaense , cujo programa proporciona que  as gestantes sejam acompanhadas  desde início da gravidez até o primeiro ano de vida da criança .

O deputado  Ney Leprevost,  líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania,  ao destacar esse resultado lembrou que a ampliação do serviço teve desdobramento a partir do  Programa Mãe Curitibana, implantado em março de 1999,  com o propósito e melhoria da qualidade do pré-natal e garantia do acesso ao parto.

No início de sua atual gestão como deputado estadual, Leprevost,  por meio de  Indicação Legislativa,  de sua autoria,  pediu para que o serviço fosse ampliado para todo Estado.

Leprevost citou também números positivos  mostrando que os índices de mortalidade materna e infantil do Paraná são os menores da história com a redução de 40% no índice de mortalidade materna e 10 % no índice de mortalidade infantil.

ADESÃO

O deputado, ainda referindo-se à Rede Mãe Paranaense que este ano completou dois anos de atuação lembrou que o programa inclui o teste do coraçãozinho, que foi implantado graças a um projeto de sua autoria,sancionado pelo Governo do Paraná, garantindo o exame gratuito para todos os recém nascidos do Paraná.

O  Teste do Coraçãozinho tem cerca de 80% de eficiência na detecção precoce de cardiopatias congênitas em recém nascidos, possibilitando o imediato tratamento adequado. É feito com um aparelho simples chamado oxímetro de pulso, que mede o nível de oxigenação no sangue do bebê.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 9 =