LEPREVOST DESTACA IMPORTÂNCIA DO MÉDICO PEDIATRA AO SAUDAR OS 80 ANOS DA SOCIEDADE PARANAENSE DE PEDIATRIA

 O deputado  Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania ao saudar  a  Sociedade Paranaense de Pediatria  que comemora 80 anos de fundação neste dia 25 de março, disse que  o momento é de  reconhecimento da entidade  que atua  como interlocutora dos pediatras que prestam serviços visando a  melhor atenção à saúde  da população infantil prestada por profissionais sempre reciclados em seus conhecimentos  técnicos, científicos, culturais, éticos e humanitários.

Leprevost  ao citar dados de recente pesquisa  apontando  que o pediatra é considerado a principal referência médica por 88% das mães brasileiras, salientou que a  participação deste especialista na rotina da família começa logo nas horas iniciais de vida de um ser humano, quando o bebê acaba de nascer e precisa passar pelos primeiros exames. O pediatra é de extrema importância na promoção de saúde e prevenção de doenças para que o ser humano se torne um adulto saudável e tenha possibilidade de chegar à terceira idade com boa qualidade de vida.

HISTÓRICO

A Sociedade Paranaense de Pediatria foi fundada em Curitiba com a denominação de Sociedade de Pediatria do Paraná no dia 25 de Março de 1934, pelos doutores Cesar Pernetta, Homero de Mello Braga, Julio Moreira, Garcez do Nascimento, Otavio da Silveira, Mario Gomes, Carlos Moreira, Raul Carneiro, Álvaro Pinto, Libanio Cardoso, Heitor Borges de Macedo, Antonio Amarante, e os então acadêmicos de medicina Waldemar Monastier, Bruno Feliciano de Castilho, Mansur Feres, Leniro Ribeiro Bittencourt, Acir Caron Picanço, Alcides Silva, Fausto de Castro Guimarães e Ito Carias de Oliveira. Reunidos no salão nobre do Hospital de Crianças de Curitiba a Diretoria foi assim constituída: Presidente o Prof. Cesar Pernetta; Vice-Presidente o Prof. Julio Moreira; Secretário o acadêmico Waldemar Monastier e, Tesoureiro o acadêmico Bruno Feliciano de Castilho.

Em setembro de 1948 um movimento de união em torno da Associação Médica do Paraná determinou o surgimento da Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná sendo seus diretores os Professores Irineu Antunes e Waldemar Monastier.

 Em 24 de novembro de 1965 reorganização estatutária determina o surgimento do nome Sociedade Paranaense de Pediatria e o Presidente da Associação Médica do Paraná à época, Dr. Gastão Pereira da Cunha, hipotecou apoio para o movimento de emancipação e o então Departamento de Puericultura e Pediatria passa a ser administrado e incorporado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e presidida pelo Dr. Diether Henning Garbers que exerceu com extrema devoção e empenho até o ano de 1994, tornando esta a Sociedade de especialidade que detém o maior número de associados dentre todas as demais congêneres.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =