Leprevost homenageia 12 anos do Mãe Curitibana

O deputado estadual, Ney Leprevost (PP), homenageou durante sessão na Assembleia Legislativa, desta segunda-feira (28), o programa municipal Mãe Curitibana que completou 12 anos de funcionamento neste mês de março. O programa já atendeu 200 mil gestantes e bebês.

Leprevost, que já foi presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, destaca que a diminuição da mortalidade infantil em Curitiba atesta o bom andamento do Programa. Em 1998, o número de óbitos era de 16,64 por 1000 nascidos vivos baixando para 8,97 em 2010 (dado preliminar).
A iniciativa garante, além de pré-natal, exames complementares e a vinculação de todas as gestantes à maternidade onde terão o bebê, desde o início do acompanhamento. E antes da alta hospitalar, mãe e recém-nascido têm suas consultas iniciais marcadas pela maternidade na Unidade de Saúde onde aconteceu o pré-natal, via internet.

 O atendimento à saúde em nosso país é tão precário que iniciativas como esta precisam ser elogiadas para que possamos garantir a continuidade e o aprimoramento do Programa, comentou Leprevost.
Outros resultados a comemorar são a taxa de transmissão vertical do HIV (o vírus ad AIDS, que pode infectar o bebê da mãe soropositiva na hora do parto), que atualmente é de apenas 3,82%, e a gravidez na adolescência, que desceu de 19,8% para 14,2%. O número de mães que fazem sete consultas ou mais de pré-natal é outro dado positivo, pois subiu de 66,4% para 89,6%.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 10 =