Leprevost solicita compra de aparelho para diagnosticar leucemia infantil

O aparelho está operando no limite da vida útil e o serviço corre o risco de ser interrompido. Os exames são realizados pelo Hospital de Clínicas em convênio com a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). O custo do aparelho é estimado em R$ 57 mil. 

O deputado estadual Ney Leprevost solicitou ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de saúde, Michele Caputo, a compra de um aparelho para diagnóstico de leucemia infantil para ser doado ao Hospital de Clínicas. O custo é estimado em R$ 57 mil.

O aparelho disponível atualmente está operando no limite da vida útil, já apresentou inúmeras falhas e o serviço corre o risco de ser interrompido. Este aparelho é essencial para diagnosticar a leucemia. Com a descoberta precoce da doença as chances de cura são de 75%, apontou Leprevost. 

O novo aparelho permitirá a realização de 600 exames de Citometria de fluxo/ano para o diagnóstico de leucemias. Os beneficiados serão crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade. Além do diagnóstico, o exame possibilita o acompanhamento do paciente após o tratamento para possíveis mudanças terapêuticas.

O pedido de aquisição do equipamento foi feito pela Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) que por meio de um convênio encaminha os pacientes ao HC. De acordo com o HC, no ano de 2010 foram realizados mais de 30 mil atendimentos no Ambulatório da APACN.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =