MÉDICOS RECEBEM RECONHECIMENTO PÚBLICO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

No próximo dia 22  acontece sessão solene na Assembléia Legislativa do Paraná, para comemoração do Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, cuja data de 18 de outubro é lembrada como o Dia do Médico.
A proposição é do deputado Ney Leprevost, Líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania e do  deputado Doutor Batista, presidente da Comissão de Saúde que na oportunidade prestarão homenagens a diversos  profissionais nas   diversas especialidades da comunidade médica. 
Segundo Leprevost, trata-se de um justo reconhecimento aos médicos que lutam incansavelmente para salvar vidas, e, prestam relevantes serviços em pról da saúde. Na mesma ocasião a Associação Médica do Paraná AMP também será homenageada pela comemoração de seus 80 anos de fundação. 
ORIGEM DA DATA
O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países, como o Brasil. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que  teria estudado medicina em Antioquia.  Além de ser pintor, músico e historiador,  foi o mais intelectual  dos discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos teve inicio  por volta do século XV.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.
80 ANOS DA AMP 
Atualmente presidida por , João Carlos Baracho a Associação Médica do Paraná- AMP  nasceu em 1933, resultado da fusão da Sociedade de Medicina, Sociedade Médica dos Hospitais e Sindicato Médico do Paraná. O ato de fundação deu-se a 7 de setembro, no salão nobre da Universidade do Paraná, com a posse do primeiro presidente, doutor Milton de Macedo Munhoz.Na primeira diretoria, médicos ilustres como Loureiro Fernandes, Mário Braga de Abreu, Alceu Ferreira, Alô Guimarães, Anibal Alves da Rocha Loures, Aramis Athayde, João Cândido Ferreira, Paula Soares, Victor Ferreira do Amaral.E ainda o prefeito Erasto Gaertner, Francisco Franco, Raul Carneiro, Eduardo Virmond de Lima, João Alfredo Bley Zorning.
Integram a atual diretoria da AMP: José Fernando Macedo,1º Vice-Presidente; Anderson Wagner Garcia, 2º Vice-Presidente/Norte; Leônidas Favero Neto, 3º Vice-Presidente/Noroeste; Plinio Leonel Jakiniu, 4º Vice-Presidente/Centro; José Luiz Bertoli Neto, 5º Vice-Presidente/Sudoeste; Araré Gonçalves Cordeiro Junior, 6º Vice-Presidente/Sul; Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, Secretário Geral; Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, 1º Secretário; Viviane Hiroki Flumignan Zétola, 2º Tesoureiro; Mauro Borges da Silva, Diretor de Patrimônio; Regina Celi Passagnolo Sérgio Piazzetta, Diretor Científico e Cultural; Osni Moreira Filho, Diretor de Comunicação Social; Carlos Roberto Naufel Junior, Diretor Social; Ehrenfried Othmar Wittig, Diretor de Museu; Reinaldo Martinazzo, Diretor de Marketing.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =