NEY FALA DA SOBRE IMPORTÂNCIA DO “TESTE DO CORAÇÃOZINHO” NA FESTA DAS CRIANÇAS CARDIOPATAS

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania, participou na quarta-feira (11) do jantar beneficente da Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas Coração de Leão, oportunidade em que foi divulgado o calendário de atividades para 2014, bem como um relato das ações desenvolvidas este ano. 
Na mesma oportunidade, Leprevost doou para a entidade fazer um leilão camisetas autografadas pelos jogadores do Clube Atlético Paranaense, além de receber homenagens das crianças.
Ney Leprevost foi autor da lei que criou o Dia Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita, comemorado dia 12 de junho. Ao falar no evento, Leprevost chamou  atenção para a importância  do Teste do Coraçãozinho (exame de oximetria de pulso) que  agora integra o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém nascidos atendidos nas maternidades e hospitais do Paraná, também através de lei de sua autoria.
A presidente da Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas, Maureen Classe, lembrou que atualmente a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e até  em morte. O Teste do Coraçãozinho pode ajudar no diagnóstico e tratamento.
Lembrou Ney Leprevost que a realização de exames de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intra-uterina quando nos recém-nascidos, foi  uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata    Pequenos Corações e Associação Paranaense de  Crianças Cardiopatas Coração de Leão que há tempo vinham  alertando para a necessidade do Teste do Coraçãozinho, a fim de minimizar os riscos de defeito congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnósticos precoce. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − um =