Ney lembra às mulheres que mamografia gratuita já é Lei no Paraná

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost relembra a importância do diagnóstico precoce da doença. No Paraná, agora é Lei: as mulheres tem o direito de exigir o exame mamográfico gratuito através do poder público, disse.
A Lei da Mamografia, proposta pelo deputado Ney Leprevost, foi sancionada pelo governador Orlando Pessuti e pretende incentivar a prevenção do câncer de mama, reduzindo os índices de mortalidade que chegam a 10 mil por ano.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Só em 2010, já são cerca de 50 mil casos novos em todo o país.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
 
A detecção do câncer de mama em estágio inicial, através da mamografia, pode evitar oito de cada dez casos em que a doença é constatada, explica Ney Leprevost.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =