O deputado Ney Leprevost protocolou hoje, sexta-feira, 26, na Casa Civil, expediente solicitando a liberação urgentíssima do medicamento Tobramicina, que combate a infecção pulmonar por via inalatória.
Leprevost, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, esteve reunido com Sérgio Sampaio, da Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose, que fez um alerta de que pelo menos 60 portadores de Fibrose Cística, estariam dependendo de uma assinatura do governador para ter acesso ao medicamento. Sampaio também expôs o drama dos pacientes que sofrem de Hipertensão Pulmonar Arterial e que necessitam do medicamento Bosentana para dilatar os vasos da artéria pulmonar.
A falta deste remédio, que está sendo negado administrativamente pela Secretaria Estadual de Saúde, pode levar à morte, já que a doença é progressiva e o substitutivo que está no protocolo do Ministério da Saúde não é eficaz para todos os casos.
Viemos pedir socorro ao deputado porque sabemos que ele se preocupa com a saúde, afirmou Márcia de Paula e Souza Lima, que representa os portadores de Hipertensão Pulmonar.
Existe na Secretaria de Saúde um Protocolo de Diretrizes Terapêuticas para a Hipertensão Pulmonar Arterial, o Governo deveria acatá-lo. Quanto à Fibrose Cística, o processo está na Casa Civil e tem que tramitar com urgência. São vidas humanas que estão em jogo. Precisamos sensibilizar as autoridades, afirma Ney Leprevost.
Ney Leprevost cobra do Governo remédios para pacientes que estão em desespero
