NEY LEPREVOST DEFENDE PROJETOS DE COMBATE A OBESIDADE INFANTIL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM ESPECIALISTAS

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania organizou nesta terça-feira (18), uma audiência pública para discutir O Combate à Obesidade no Paraná e o Plano de Ação 2015/2018. O evento contou com o apoio do médico especialista em obesidade, Caetano Marchesini e teve o objetivo de discutir ações integradas para reduzir o avanço da doença em jovens, adultos e, principalmente, em crianças. 
Durante a audiência Leprevost falou aos participantes sobre o Projeto de Lei de sua autoria que pretende instituir um programa de prevenção a obesidade denominado Paraná Mais Leve. O parlamentar ainda sugeriu um Projeto de Lei com diferenciação e redução tributária para alimentos saudáveis. 
Esse projeto ainda está aberto para contribuições de todas as entidades médicas e especialistas que tiverem o interesse em contribuir, disse Ney.  Segundo ele, o Brasil criou despropositadamente gerações com tendência à obesidade. Agora precisamos reverter este quadro e estamos trabalhando para convencer disto as autoridades que administram a saúde pública e a sociedade , declarou.
Entre as ações sugeridas para integrar o Plano de Ação para controle da obesidade estão: campanhas de prevenção, educação alimentar nas escolas, estímulo de uma consciência crítica sobre doenças associadas à má alimentação, incentivo à prática esportiva, incentivo tributário para fabricantes e produtores de alimentos saudáveis, bem como a criação e um selo saudável para alertar os consumidores sobre os produtos calóricos e nutritivos e de baixa caloria. 
Estamos sugerindo que esta política seja implementada pelo Governo do Estado, com ações integradas entre diversas secretarias de estado, estimulando a cooperação em níveis micro e macrorregionais e incluindo a participação de entidades e organizações médicas e da sociedade em geral, explicou do médico especialista em obesidade, Caetano Marchesini.
Também participaram como palestrantes da audiência pública o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Osni Moreira Filho; o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR), Antonio Eduardo Branco e o ex-secretário de Esportes do Paraná e deputado federal eleito, Evandro Roman; e o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Dr. João Batista Marchesini. 
O secretário de Estado do Esporte, Diego Gurgacz, também esteve presente na audiência que contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Psicologia, Conselho Estadual de Nutrição, Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sociedade Paranaense de Cardiologia, médicos, educadores físicos, nutricionistas, entre outros. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =