NEY LEPREVOST FAZ NOVO PROJETO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER EM MULHERES

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei propondo a obrigatoriedade do Estado do Paraná oferecer as mulheres exame genético gratuito capaz de detectar a probabilidade de desenvolverem câncer.

De acordo com o texto, as mulheres que possuam histórico familiar de câncer de mama ou de ovários têm direito ao exame genético capaz de detectar a probabilidade do aparecimento da doença.  O exame será realizado mediante a apresentação de um laudo médico que ateste os requisitos exigidos pela lei.

Segundo o deputado Ney Leprevost, quando o câncer é detectado precocemente, as chances de cura elevam-se para mais de 70%. Esse projeto visa alertar a população sobre os riscos da doença que é atualmente uma das principais causas de morte no Brasil. Precisamos informar a população sobre a doença, os sintomas e os tratamentos existentes, disse.

Especialistas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que 4.700 a 19.000 novos casos da doença, apareçam por ano, mas apenas 3.400 são registrados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 13 =