NEY LEPREVOST INCENTIVA JUVENTUDE A PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA

Para o deputado Ney Leprevost os jovens terão uma grande oportunidade de demonstrar, com o voto, que é possível fazer mudanças neste país. Leprevost deu uma ênfase especial ao jovem que votará pela primeira vez e para aqueles eleitores na faixa entre 16 e 18 anos que embora não sejam obrigados a votar, poderão exercitar o direito de cidadania nas eleições deste ano. 
Ney Leprevost lembra que a decisão dos jovens de tirar o título de eleitor antes dos 18 anos é importante para a formação da cidadania. É um estímulo  para aumentar a inclusão  do jovem na política, salienta  Leprevost.
REPRESENTATIVIDADE
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a população abaixo dos 18 anos, faixa etária em que o voto é facultativo, representa hoje 1,2% dos eleitores do Paraná. Em 2009, um ano antes da última eleição presidencial, os jovens de 16 e 17 anos representavam 1,4% do eleitorado estadual cerca de 40 mil eleitores a mais do que em 2013. 
O deputado lembrou que sempre tem mantido contatos com segmentos que contam coma participação de jovens, como é o caso do Conselho de Jovens Empresários CJE, da Associação Comercial do Paraná. Segundo Ney Leprevost os jovens têm nas mãos a força para apressar as mudanças.  Depois de criticar o vandalismo, Leprevost lembrou que a resposta para a indignação se dá nas urnas. E com certeza com a juventude politizada poderemos mudar o Brasil.
ONDE FAZER 
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (T.R.E)   voto para quem  tiver entre 16 e 18 anos  é facultativo até o dia em que o eleitor completar 18 (dezoito) anos, quando então passa a ser obrigatório.
Para que for fazer o primeiro título é necessário  documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (Identidade, Certidão de Nascimento, e Carteira de Trabalho). Não serão aceitos a carteira de habilitação e o passaporte. Também comprovante de residência original, atual e recente, no município em seu próprio nome, ou de seus pais, ou cônjuge. Não são aceitas correspondências particulares.
O prazo para cadastro eleitoral de jovens é até 7 de maio, válido para todo Brasil. Em Curitiba,  o cadastramento por ser feito na Rua João Parolin, 55  Prado Velho,  das 12 as 19 hs. Mais informações pelo telefone (41) 3330-8500.  Nos demais municípios do Paraná o prazo é o mesmo e deve ser feito no Fórum Eleitoral de cada cidade.
O único município que esta fazendo o agendamento com biometria é Campo Largo, no horário das 9 às 18 horas, no Fórum Eleitoral local.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =