NEY NO “CAFÉ COM POLÍTICA” DO PSD EM TIJUCAS DO SUL

Nesta segunda-feira foi a vez do município de Tijucas do Sul realizar o Café com Política dentro do  ciclo de palestras  que vem sendo promovido pelo PSD (Partido Social Democrático) na Região Metropolitana de Curitiba. Na semana passada o encontro aconteceu em Almirante Tamandaré.
Além do deputado   Ney Leprevost, presidente do PSD Curitiba,  Secretário Geral do Partido e líder na Assembléia Legislativa, estiveram  presentes vereadores, lideranças políticas dos municípios de Tijucas do Sul, Agudos do Sul, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande e representantes de entidades.
Segundo Ney Leprevost, idealizador desse programa,a ideia do competente Café com Política na Região Metropolitana é aproximar o partido  dos municipíos vizinhos a  Curitiba, que historicamente foram pouco lembrados pelas autoridades do Paraná e  que ainda contam com grandes problemas sociais, tendo imensos desafios pela frente.
O Café com Politica do PSD foi uma excelente idéia do deputado Ney Leprevost que está aproximando nosso partido das lideranças municipais, afirmou Edmilson Rossi, tesoureiro do PSD Estadual e pré-candidato a deputado federal que também esteve no evento.
TIJUCAS DO SUL
Tijucas do Sul é famosa pelos haras e pelas pousadas que atraem muitos turistas todos os anos. Em 1541, o solo do que hoje é o território domunicípio de Tijucas do Sul, foi pisado por Dom Alvãr Nuñez Cabeza deVaca, que havia desembarcado na Ilha de Santa Catarina e se destinava ao Paraguai, seguindo caminho por terra. Este homem foi o primeiro adelantado (governador) do Paraguai, sendo que neste período, as terras hojeparanaenses, pertenciam à Espanha, por força do Tratado de Tordesilhas, assinado no ano de 1494, por Portugal e Espanha.
Cabeza de Vaca estava acompanhado por 250 homens, 36 cavalos (da região de Andaluzia, e que deu origem ao cavalo pantaneiro), e de um grupo desilvícolas amistosos, que acompanhou a comitiva até determinada altura,para lhes ensinar a cortar o imenso sertão através de um ramo do Caminhodo Peabiru.
Numerosos fatores fazem de Tijucas do Sul uma cidade marcada por acontecimentos históricos, sendo que um deles é especialmente triste à lembrança do povo do lugar, a Revolução Federalista de 1893. Tijucas só foi elevado à categoria de município emancipado no dia 14 de novembro de 1951, através da Lei Estadual n° 790, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto. O território foi desmembrado do município de São José dos Pinhais e a instalação oficial deu-se no dia 14 de dezembro de1952.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + doze =