Ney pede universalização da vacina para pneumonia

O deputado Ney Leprevost está pleiteando junto ao Ministério da Saúde, a universalização da vacina para a pneumonia. Este foi o tema da visita da Irmã Terezinha Tortelli, liderança da Pastoral da Pessoa Idosa, ao deputado Ney Leprevost, nesta segunda-feira, 29, na Assembleia Legislativa.
Na Pastoral é realizado um acompanhamento que indica como está a saúde dos idosos. São verificadas as vacinas, atividade física, dependência e tratamentos. Foi constatado que dos 36.641 idosos acompanhados em 2010, no Paraná, 83% tomaram a vacina da gripe e apenas 7% tomaram a da pneumonia. A vacina da gripe é ofertada anualmente para as pessoas acima de 60 anos, nos postos de saúde, enquanto que a da pneumonia tem custo.
Estes números são preocupantes, por isso precisamos que a vacina para a pneumonia faça parte do calendário de vacinas do SUS, a cada cinco anos. Não podemos correr o risco de que os idosos fiquem à mercê desta doença tão perigosa, afirmou Ney.
Na ocasião, a Irmã agradeceu pela emenda no valor de R$300 mil, apresentada pelo deputado para beneficiar a Pastoral e mostrou os indicadores da entidade.
A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo de Ação Social da CNBB e está presente em 26 Estados. Ela tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − nove =