NEY PROPÕE ADOÇÃO DE CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS EM GRANDES RESTAURANTES

Pela proposta apresentada pelo deputado Ney Leprevost à Assembléia Legislativa, os restaurantes, bares e similares com capacidade de atendimento superior a 100 (cem) pessoas deverão dispor de um cardápio alternativo identificado com alimentos e bebidas próprios para o consumo de pessoas portadoras do diabetes. Dessa forma, os diabéticos terão melhores condições de inserção na sociedade, não necessitando se privar a freqüentar restaurantes e bares por falta de produtos adequados ao seu consumo.

Segundo dados da OMS Organização Mundial de Saúde cerca de 6% da população mundial sofre de diabetes, e a falta de controle na alimentação é um fator de agravamento da doença.

Embora seja incurável, o diabetes é uma doença controlável. Quando não é controlada adequadamente, acarreta outras doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, glaucoma e lesões de difícil cicatrização que podem levar a amputações (especialmente nos dedos, pés e pernas). Os vários tratamentos disponíveis quando seguidos regularmente proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Atualmente, a maioria das pessoas necessita se alimentar em restaurantes, lanchonetes ou buffets por quilo, onde não existem opções de alimentação aos portadores do diabetes.

Prevenir e orientar ainda é infinitamente mais benéfico e menos custoso tanto para a saúde da população quanto para o Estado, ressalta Leprevost.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 18 =