Ney propõe Programa Paranaense de Assistência aos Portadores de Doença Celíaca

O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, vai protocolar esta semana um Projeto de Lei criando o Programa Paranaense de Assistência aos Portadores de Doença Celíaca.

Estudos recentes sobre a doença celíaca comprovam que a mesma está se tornando uma epidemia de maior prevalência no mundo dentre as patologias auto-imunes existentes. Assim sendo, torna-se fundamental a investigação desta em pacientes com os sintomas clássicos, tais como: diarréia, desnutrição, perda de peso, assim como em alterações do esmalte dentário, anemia ferropriva refratária ao tratamento, autismo, hipotireoidismo, baixa estatura, entre outros.

O projeto
O projeto tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à realização de exames específicos para diagnóstico da doença celíaca, mediante prescrição médica, em todas as unidades públicas de saúde do Paraná.
Na necessidade de diagnóstico mais preciso, quando o médico achar necessário, os hospitais da rede pública deverão possibilitar a realização do exame de biópsia do intestino delgado.
Os exames realizados através da coleta de sangue são: antigliadina IgG e IgA, anticorpo antiendomísio IgA, anticorpo antitransglutaminase IgA e Iga sérica.
Fica assegurado o repasse de periodicidade mensal, através da Secretaria de Saúde do Estado, de cesta básica composta de produtos isentos de glúten, aos portadores de doença celíaca, desde que a renda familiar seja comprovadamente inferior a dois salários mínimos.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + quatro =