Pequeno Cotolengo do Paraná completa 45 anos

Qualidade de Vida e Promoção Humana

A origem do nome Pequeno Cotolengo remonta ao ano de 1830, quando o Padre José Benedito Cotolengo fundou La Piccola Casa (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.

O Pequeno Cotolengo do Paraná foi fundado em 25 de março de 1965, desenvolve suas atividades na linha da promoção humana, acolhendo pessoas com necessidades especiais, abandonadas por suas famílias, ou vindas de famílias em situação de risco. Sua missão é Acolher e proporcionar melhoria na qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais, através de um atendimento especializado que promova condições para o seu desenvolvimento psico-motor. O Pequeno Cotolengo proporciona aos seus assistidos todo o atendimento necessário ao seu desenvolvimento e bem-estar: programas de alfabetização na Escola de Educação Especial (desenvolvimento pedagógico, estimulação visual e sensorial, aulas de artesanato, etc.), atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontológico, alimentação controlada por nutricionista, atendentes e auxiliares de enfermagem, entre outros.

Nos últimos anos, foram realizados investimentos com prioridade no atendimento especializado aos moradores. Entretanto, manter cada um tem um custo alto, e para conservar os programas e toda a estrutura, o Cotolengo depende basicamente de doações vindas da comunidade e de empresas. Realiza o tradicional churrasco mensal e outros eventos periódicos com o apoio de voluntários, além de convênios e parcerias firmados com órgãos públicos, universidades, empresas e com a comunidade.

Com o convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi criado a Unidade de Saúde Amigo Especial, com o objetivo de oferecer um sistema de atendimento integral. Este atendimento é voltado ao controle da doença e a manutenção de saúde dos moradores do Cotolengo, e também de pessoas com deficiência da comunidade. Na unidade também funciona o programa Cárie Zero, que visa desenvolver ações educativas e de atenção em saúde bucal. Ainda na saúde também se destacam investimentos na área farmacêutica, referência e modelo para as demais Unidades de Saúde de Curitiba, e enfermagem. Além desse convênio, o Cotolengo realizou outros importantes com órgãos que sempre contribuem para o seu desenvolvimento, como: COMTIBA, FAS, Fundação Banco do Brasil, FUNEF Hospital São Vicente, IASCJ, SECJ, PMC Secretaria Municipal de Educação, Programa FNDE, SEED Secretaria da Educação, SEJU/ DEPEN, SESC Programa Mesa Brasil, SESI, SETI, e também SETP Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

Com os avanços, houve a criação de novos setores técnicos e contratação de profissionais nas áreas de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, implantação da equoterapia, a construção da piscina de hidroterapia e da Panificadora Escola Olga Feldmann. As parcerias e convênios com a PUCPR Fisioterapia; Universidade Tuiuti Psicologia; Universidade Espírita Nutrição tem contribuído significativamente na melhoria da saúde dos moradores.

O Cotolengo conta hoje com uma equipe completa de profissionais em diversas áreas. Investimento importante foi o de capacitação profissional, principalmente dos profissionais envolvidos diretamente com os moradores, como: coordenadores, técnicos, atendentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e de serviços gerais, que prestam hoje um serviço especial aos moradores especiais.

O trabalho voluntário no Pequeno Cotolengo é uma atividade praticada há mais de 40 anos, quando foi realizado o primeiro Tradicional Churrasco.  Este trabalho começou com um pequeno grupo que, ao longo dos anos foi se multiplicando. Hoje são aproximadamente 500 pessoas que prestam serviços voluntários para a Entidade em diversas áreas, como: realização de eventos (churrasco, bazares, bingos, festas, etc.) e em setores como: nutrição, serviço social, serviços administrativos, salão de beleza, conserto de brinquedos, costura, atendimento, recreação e atividades nos Lares, entre outros.

Os significativos avanços que o Cotolengo consegue são frutos da persistência e do apoio da sociedade, que, com dedicação e principalmente com muito amor guiam todo o trabalho.  Consciente da seriedade e da qualidade do trabalho desenvolvido, a Instituição tem conseguido avançar ganhando o apoio da sociedade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =