PROJETO DE LEPREVOST E LUPION SOBRE COOPERATIVISMO SEGUE PARA SANÇÃO DE RICHA

Um dos mais importantes projetos de lei que tramita na Assembleia reunindo a autoria dos deputados Ney Leprevost (PSD) e Pedro Lupion (DEM), foi aprovado pelos deputados em Plenário esta tarde e segue para a sanção do Governador Beto Richa. Trata-se do estabelecimento da política estadual de apoio ao cooperativismo.

Tema de extremo interesse ao setor agrícola, o projeto de lei No. 039/11 foi protocolado em 15 de fevereiro de 2011. Desde então, recebeu inúmeras emendas, fruto de audiências públicas realizadas junto a representantes de cooperativas do setor patronal e também da agricultura familiar e solidária.

Foi uma tramitação demorada, mas o tempo colaborou para que a ampla discussão promovida tanto pelo setor produtivo quanto pelos deputados e técnicos trouxesse contribuições excepcionais para a política de cooperativismo do Paraná. Tenho certeza de que esta lei tornará o Paraná o estado brasileiro que detém o melhor e mais estruturado sistema de cooperativas agrícolas do país, declarou Leprevost.

O parlamentar ressaltou que o cooperativismo é um dos mais viáveis caminhos para se chegar ao desenvolvimento. Nos Estados Unidos 35% da produção agrícola vem de cooperativas. Na Europa, 45% da população é cooperativada. No Brasil, este índice cai para 5%. O Paraná é o maior produtor agrícola do país. Incentivar o cooperativismo é incentivar o desenvolvimento, cravou Leprevost.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =