Projeto de Ney pode garantir ensino técnico na Rede Estadual

O deputado Ney Leprevost protocolou um projeto de lei que visa implantar o ensino técnico nas escolas estaduais do Paraná. As cidades com mais de 10 mil habitantes poderiam, com autorização da Secretaria Estadual de Educação, implantar o ensino técnico que seria integrado ao ensino médio. Os cursos, segundo o projeto, serão estabelecidos pelo Conselho Estadual de Educação e preferencialmente terão ênfase nas áreas de secretariado, informática e empreendedorismo.

Segundo uma pesquisa realizada por Renato Barbosa, professor do Departamento de Matemática da Unicamp, o Brasil está atrasado no ensino técnico e tecnológico. De acordo com o levantamento menos de 1% dos estudantes formados no Brasil vêm de cursos técnicos, no Chile esse percentual é de 22%.

O ensino técnico é mais rápido e mais voltado à prática que os cursos superiores de bacharelado e licenciatura. Feito juntamente com o ensino médio coloca os profissionais mais cedo no mercado de trabalho e com qualificação. É uma excelente alternativa para os jovens que pretendem se qualificar rapidamente sem enfrentar uma universidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − um =