Comissão de Saúde coloca em pauta a anorexia

Nesta quinta-feira (28), a partir das 15 horas, a Comissão de Saúde realiza a sua primeira reunião aberta ao público do ano de 2008. O assunto em pauta será a anorexia. Segundo o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, a doença vem se proliferando com muita rapidez, e o encontro tem o objetivo de debater o assunto para que o governo possa adotar medidas preventivas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a anorexia é uma das doenças que mais crescem entre a população feminina do mundo. No Brasil, cerca de 1,7 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade. E na maioria das vezes são meninas com idade entre 11 e 14 anos.

Para debater o assunto com os integrantes da Comissão, diversos especialistas foram convidados, e a vice-chefe do Departamento de Saúde da UFPR e integrante do Conselho Federal de Nutricionistas, Dra. Maria Emília Von Der Heyde, fará uma explanação sobre o assunto. Além dela, estarão presentes representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Nutricionistas, e Sociedade Paranaense de Psiquiatria. Queremos sugestões que as autoridades possam adotar para impedir menores de chegarem a ter anorexia, que é um transtorno alimentar gravíssimo, e que pode levar à morte. Com essa doença é muito importante considerar ações preventivas porque por ter raízes psicológicas ela é difícil de ser tratada e curada, explica Leprevost.

O presidente da Comissão afirma que no encontro também será colocado em pauta a medida adotada pela Espanha, aonde modelos com índice de massa corpórea abaixo do recomendado pela Comissão de Saúde das Nações Unidas foram proibidas de participar em eventos de moda. Esta pode ser uma das nossas alternativas. Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia e da moda é uma das principais causas dos transtornos alimentares. A ditadura da moda sacrifica muitas adolescentes que buscam um corpo perfeito e acabam sofrendo de transtornos que levam a anorexia e a bulimia, pondera ele.

Outra idéia da Comissão é a de implantar nas escolas do Paraná campanhas preventivas, já que o maior número de casos de anorexia é entre adolescentes do sexo feminino. A reunião da Comissão de Saúde acontece na Sala das Comissões da Assembléia Legislativa do Paraná a partir das 15 horas da próxima quinta-feira (28).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *